A jornada do cliente até a recompra

Como manter seus clientes comprando no seu e-commerce?

Falaremos nesse artigo, com os pequenos e grandes ecommerces que não se acomodaram com a situação de sempre atingir as metas de vendas, e querem superá-las cada vez mais.

Se você chegou até aqui, é porque está preocupado com a performance de seu site, e gostaria de saber o que fazer para alavancar suas vendas, e quem sabe, incentivar ainda mais o cliente que já consumiu seu produto. Aqui vamos falar de toda a jornada do cliente na internet até a compra, dar algumas dicas para que você melhore suas vendas, e depois como podemos fazer para que eles tenham o incentivo de continuarem seus clientes, além é claro, da ótima qualidade de atendimento, entrega e produtos de seu site.

Consumidora comprando na internet

  • O cliente ainda não conhece sua marca ou não sabe que você vende o que ele está procurando.

 

Nessa fase, o cliente sente a necessidade de comprar um determinado produto, mas não conhece sua marca ou não sabe que você vende esse produto em seu e-commerce. Cabe a você, entender onde seu público está na internet, para impactá-lo organicamente ou através de campanhas pagas, sobre o produto que ele já pesquisou e ainda não comprou. Nesse momento, ao ser impactado, ele já conhece sua marca e já reconhece que você vende esse produto.

 

  • O cliente saiu de sua loja online para fazer pesquisa de preço, a fim de fazer o melhor negócio.

 

Dependendo do comportamento dele, por que você não oferece um cupom para que ele compre aquele produto com você? Mas segue aqui um alerta: Não faça isso sempre! O cliente pode criar esse hábito de consumo e sempre interromper a compra para esperar pelo cupom de desconto. Nesse caso, tente impactá-lo novamente com o produto, para que ele tenha sua marca reforçada. Além disso, apresente as vantagens e diferenciais de comprar com você. Nesse caso, qual o motivo principal dele comprar com você, e não com o concorrente?

 

  • O que eu faço para que o cliente volte a comprar na loja?

 

Nessa fase, você pode fazer como as grandes lojas fazem, e impactar esses clientes novamente com a sua marca, e oferecer produtos relacionados aos produtos comprados anteriormente, com remarketing, e as demais estratégias, as quais você identificar relevantes aos seus clientes. Isso com certeza vai fazer com que você gere um fluxo maior desses clientes.

 

Uma outra maneira, é oferecer benefícios aos clientes, através de programas de fidelidade. A cxLoylaty, empresa consolidada há mais de 40 anos no mercado de fidelidade de clientes, possui uma solução incrível para isso! Essa solução oferece um valor de volta na conta corrente do cliente quando ele retorna na sua loja e realiza uma nova compra, além de oferecer um novo valor, uma vez por mês quando esse mesmo cliente retorna à loja e realiza uma nova compra.. Esses dois benefícios já seriam suficientes, mas na solução da cxLoyalty, há um shopping, através do qual, o cliente tem acesso a mais de 370 lojas, e recebe no mínimo 10% de Cashback sobre o valor total das compras, sem que haja produtos selecionados.

Além disso, sabe aquela sua página de confirmação que é só informativa para o cliente? É através de lá que o cliente faz a adesão ao programa de fidelidade, e de quebra, a loja ainda recebe uma receita extra.

É claro que todas as dicas acima demandam muito estudo para entendimento do comportamento do seu consumidor, e toda a jornada de compra dele, mas aproveita o momento atual que estamos passando, onde as compras online se fazem ainda mais presentes / necessárias e ofereça uma novidade com muitos benefícios, o que acha?